| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Concentração Industrial Brasileira na Região Sudeste

Page history last edited by Marcelo Motta 11 years, 11 months ago

Para entendermos melhor a situação da indústria brasileira hoje é necessário retroceder no campo e ir até suas origens na década de 1930. 

O colapso na economia exportada cafeeira em 1930 foi o marco para o inicio efetivo do nosso processo de industrialização. O capitalismo migrou das atividades agrárias exportadoras para investimentos nas indústrias, principalmente as indústrias têxteis e alimentícias com centradas em SP e RJ.

A tomada de posição do governo trouxe como aliado os Estados Unidos que financiou a primeira indústria brasileira o CS a Companhia  Siderúrgica nacional estrategicamente localizada em volta redonda (RJ) entre os maiores centro, SP e RJ.


O artigo avalia a magnitude, as variações e alguns determinantes da concentração industrial no Brasil, com ênfase na década de 70. Ao estudar o movimento da concentração ao longo de períodos de aceleração e desaceleração do crescimento industrial, conclui que durante os primeiros há uma tendência à desconcentração da produção; o período de desaceleração corresponde um movimento na direção oposta. A análise da influência do número de empresas no setor e sua relação com o grau de concentração apontam para uma relação inversa entre estas variáveis. Conclui também pela não existência de associação entre importância do capital estrangeiro e concentração, embora uma relação deste tipo seja obtida para os setores muito concentradas. O mesmo se dá quanto à relação entre concentração e rentabilidade. Os resultados obtidos apontam para uma associação positiva, embora não muito forte, entre a presença de empresas de capital estrangeiro e a rentabilidade do setor em que atuam.

A concentração industrial de 1985a 1998, investigando em que medida esta evolução esteve associada a um aumento do grau de intensidade tecnológica da indústria brasileira. Para o cálculo da evolução da concentração foi realizado um trabalho de compatibilização dos setoresindustriais em 1985, 1994 e 1998. Para a discussão sobre o grau de intensidadetecnológica classificamos os setores segundo o uso de tecnologia. Por fim, discutimosas associações entre emprego e intensidade tecnológica e entre concentração e produtividade e medidas correlatas. Uma última discussão é apresentada sobre a correlação entre concentração industrial, produtividade  e a participação do capital estrangeiro na indústria.

 

 


 

Fontes: Morais, Paulo Roberto, Geografia geral do Brasil, 2ª edição. Paginas 485,486 , Editora Harbrar.

http://www8.ufrgs.br/decon/virtuais/eco02003a/OK_concentra%C3%A7%C3%A3o_industrial-concentra%C3%A7%C3%A3o-anos_90.pdf

http://www.ppe.ipea.gov.br/index.php/ppe/article/view/460

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.