| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Conflitos entre árabes e israelenses

Page history last edited by Ana Luiza Goggi 11 years, 11 months ago

Os conflitos árabes-israelenses começaram quando, em 14 de maio de 1948, a ONU dividiu o território da Palestina entre árabes e judeus, criando a atual Israel. Os regimes árabes da época rejeitaram a criação do país e prometeram destruí-lo, iniciando assim um conflito de mais de 50 anos. Após vários anos de guerra, em 1967, Israel invadiu e tomou a Margem Ocidental (controlado pela Jordânia),as colinas de Golã (que pertenciam à Síria) e a Faixa de Gaza (Egito). A invasão durou seis dias, e uma grande quantidade de palestinos que habitavam a área se refugiaram. A partir da década de 70 surgiram importantes grupos terroristas, como o Hamas e o Hizbollah, que, segundo Israel, têm o financiamento e a colaboração de países como Líbano, Irã e Síria.Querendo de se proteger de ataques terroristas contra o norte de seu território, Israel invadiu o Líbano, para onde os grupos terroristas fugiram depois de terem sido expulsos pela Jordânia. Desde então, as tropas israelenses ocupam uma faixa de 15 km no sul do país. Em 1993, o então primeiro-ministro israelense Yitzak Rabin e o líder palestino, Iasser Arafat, fecharam o conhecido Acordo de Oslo, que daria o controle da Margem Ocidental e da Faixa de Gaza aos palestinos. Tal acordo é a base para o processo de paz entre Israel e a Palestina. Em 1997, as conversas do processo de paz foram interrompidas após o lançamento de uma bomba em um mercado de Jerusalém, que deixou muitas vitimas fatais.Em 1956 teve a Segunda Guerra Árabe-Israelense, que também ficou conhecida como Guerra Do Suez. O motivo dessa segunda guerra foi os choques na fronteira Egito/Israel.          Israel, que era apoiada pela França e pela Inglaterra, atacou Egito; conquistando a Península do Sinai.A pressão dos Estados Unidos e União Soviética fez com que os judeus abandonassem o Sinai e recuassem até a fronteira de 1949. A península foi ocupada por uma força de paz da ONU - o exército brasileiro tomou parte desta força.
O conflito árabe-israelense piorou com a criação da Organização para a Libertação da Palestina (OLP). Com o objetivo de fundar um Estado palestino, a OLP iniciou uma ação de guerrilha contra Israel para retomar os seus territórios ocupados. Em 1967, com a retirada das tropas da ONU da fronteira Egito/Israel, teve início a Terceira Guerra Árabe-Israelense, conhecida como Guerra dos Seis Dias. Mais uma vez, Israel saiu vitoriosa sobre os países árabes (Egito, Síria e Jordânia) e ocupou a faixa de Gaza, a península do Sinai (do Egito), as planícies de Golan (da Síria) e a Cisjordânia (da Jordânia). O êxodo palestino aumentou com mais essa conquista de Israel e alcançou,1 milhão e 600 mil refugiados. 

FONTE :

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/o-conflito-arabe--israelense.html

 

 http://www.unificado.com.br/calendario/11/palestina.htm

 

 http://www.coladaweb.com/historia/conflitos-arabes-israelenses

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.