| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Consumismo

Page history last edited by Marcelo Motta 11 years, 11 months ago

CONSUMISMO

 

 

 

Apesar de se falar em consumismo, nos séculos XVII, XVIII e XIX, o sentido era completamente diferente do conceito moderno. Para compreender o significado das drogas e da violência no panorama contemporâneo, faz-se necessário analisar o fenômeno do consumismo moderno, entendido a partir das circunstâncias históricas do final do século XX e início do século XXI.

A partir da cultura burguesa, é possível entender o consumo na perspectiva psicológica e cultural, expresso no culto ao intimismo e à personalidade. O progresso das técnicas de fabricação do vidro favoreceu o surgimento das grandes vitrines e das estratégias de venda, dando ampla visibilidade aos produtos. O núcleo da personalidade, nesse contexto, estava tanto no interior sentimental quanto nos objetos comprados e exibidos. O indivíduo projetava suas peculiaridades emocionais nas mercadorias e, em seguida, adquiria-as como se fizessem parte de seu caráter permanente e interior. Portanto, é possível dizer que o consumismo surge como meio de construção de identidades. Hoje os indivíduos reconhecem-se e sentem-se bem interiormente quando cobertos de objetos e marcas, através dos quais conseguem se ver e se identificar, como se estivessem reduzidos a uma embalagem.

Consumismo, como em outros fenômenos televisivos demonstrou,que a televisão é um mediador entre os problemas de obesidade, saúde e principalmente o consumismo, a maior parte dos brasileiros assistem muita televisão, os vendedores se aproveitam disso para influenciar as pessoas a comprarem cada vez mais, com propagandas de variadas formas.

A publicidade abusiva dirigida à criança se aproveita de sua deficiência de julgamento e

experiência sem considerar sua vulnerabilidade, hipossuficiência e processo de formação e desenvolvimento incompletos. Como consequência tem-se o incentivo ao consumismo infantil desenfreado, tornando-as verdadeiros consumidores mirins, e a violação dos direitos fundamentais das crianças protegidos pelo ordenamento jurídico e garantidos pelos princípios da proteção integral e prioridade absoluta. Assim: promove a exploração infantil ao colocar a criança como destinatária principal da mensagem publicitária; viola a liberdade e capacidade de autodeterminação ao impedir que seja exercido o direito de escolha de forma ampla e fundamentada; violam a dignidade da pessoa humana, uma vez desrespeitados os direitos fundamentais; traz sérias consequências como a obesidade infantil, a sexualidade precoce, o desgaste das relações familiares e uma inversão de valores liderada pelo materialismo.

 

 

 

 

Fontes:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S141498932007000100008&script=sci_arttext&tlng=es

http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S071775182009000100005〈=pt                                                                                                                                                                                                          

[doc] a publicidade abusiva dirigida a criança como forma deincentivo ao consumismo

e violaçãodos seus direitos fundamentais                                [doc] de andi.org.br

 

 

 

Link do video: 

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.