| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Hidreletricidade e seus impactos no ambiente

Page history last edited by Ana Luiza Goggi 11 years, 11 months ago

COMEÇO

 

O uso da força das águas para gerar energia é bastante antigo e começou com a utilização das chamadas “noras”, ou rodas d’água do tipo horizontal, que através da ação direta de uma queda d’água produz energia mecânicae são usadas desde o século I a.C.. A partir do século XVIII, com o surgimento de tecnologias como o motor, o dínamo, a lâmpada e a turbina hidráulica, foi possível converter a energia mecânica em eletricidade.

 

Mas o acionamento do primeiro sistema de conversão de hidroenergia em energia elétrica do mundo ocorreria somente em 1897 quando entrou em funcionamento a hidrelétricade “Niágara Falls” (EUA) idealizada por Nikola Teslacom o apoio da Westinghouse. De lá para cá o modelo é praticamente o mesmo, com mudanças apenas nas tecnologias que permitem maior eficiência e confiabilidade do sistema.

 

COMO FUNCIONA UMA HIDRELÉTRICA

 

As usinas hidrelétricas  (ou hidroelétricas) são sistemas que transformam a energia contida na correnteza dos rios, em energia cinéticaque irá movimentar uma turbina e, esta um gerador que, por fim, irá gerar energia elétrica.

A construção da usinas hidrelétricas se dá sempre em locais onde podem ser aproveitados os desníveis naturais dos cursos  dos rios e deve-se ter uma vazão mínima para garantir a produtividade. De acordo com o potencial de geração de energia podemos classificar as hidrelétricas em: PCH’s, ou Pequenas Centrais Hidrelétricas, que operam em uma faixa de geração de 1 a 30 MW e com um reservatório de área inferior a 3km²; e GCH’s, ou Grandes Centrais Hidrelétricas, que operam com potências acima de 30MW.

 

IMPORTÂNCIA

 

Cerca de 20% da energia elétrica gerada no mundo todo é proveniente de hidrelétricas. Em números aproximados, só no Brasil, a energia hidrelétrica é responsável por 75 milhões de KW (medidas de potência). São 158 usinas em funcionamento, outras 9 usinas estão em construção e existem 26 outorgadas (com permissão para serem construídas).

CLASSIFICAÇÃO

Uma usina hidrelétrica, no Brasil, pode ser classificada de acordo com a sua potência de geração de energia em dois tipos principais: as PCH’s (pequenas centrais hidrelétricas) que produzem de 1MW a 30 MW (medidas de energia) e possui um reservatório com área inferior a 3 km²  e as GCH’s (grandes centrais hidroelétricas) que produzem acima de 30 MW.

Uma das maiores hidrelétricas  do mundo é a Itaipu Binacional com capacidade de geração de 12.600 MW. As hidrelétricas podem receber classificações ainda, de acordo com o tipo de queda ou o tipo de reservatório, mas o princípio de funcionamento é o mesmo: a água, armazenada em um reservatório (represa), passa pela turbina fazendo-a girar. A turbina por sua vez, está acoplada a um gerador que transforma a energia da turbina em energia elétrica.

IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE

Alguns dos impactos das hidrelétricas são:  Alterações no micro clima da região onde foi formada a hidrelétrica; Animais perderão seu habitat natural; Além de pessoas que tiveram de ser realocadas (pessoas que moravam perto da hidrelétrica, tiveram que sair daqueles locais). 

Fontes:

http://www.infoescola.com/energia/usina-hidreletrica/  Acessado em 03/05/12

http://www.infoescola.com/energia/usina-hidreletrica/  Acessado em 03/05/12

 

 

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.