| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Projeto da Grande Anatólia

Page history last edited by Yasmin Santos 11 years, 11 months ago


Uma das principais fontes de obtenção de água no Oriente Médio são os rios. Duas bacias hidrográficas - a do Jordão e a dos rios Tigre e Eufrades - merecem destaque, não só porque são os maiores em volume, mas também porque suas redes de drenagem abrangem territórios de vários Estados.
Desde os anos 1980, a Turquia desenvolve o projeto da grande Anatólia (PGA), visando transformar radicalmente a região sudeste com a construção de barragens  e hidrelétricas, irrigando quase dois milhões de hectares de terras. A grande retenção de água por parte dos turcos, porém, prejudica não só a Síria - que dependente 90% das águas do Eufrades - como também o Iraque - localizado a jusante tanto do Tigre como do Eufrades. A falta de acordo da utilização dos recursos hídricos comuns tem gerado problemas diplomáticos entre os três países, especialmente porque não existe uma legislação internacional clara sobre o assunto.

                                                                       

 

No inicio dos anos 90 a Turquia começou a encher represas de Atatuk . Essa represa foi construída no rio Eufrates que é responsável pelo abastecimento da Síria e do Iraque. Este projeto aumenta a dependência desses países,também trouxe descontentamento á demais países pois o custo social e ambiental é elevado e já foram investidos bilhões de dólares em barragens. 

 

Fontes:

http://www.clubemundo.com.br/revistapangea/show_news.asp?n=378&ed=4 

Acessado em : 05/05/2012

http://www.padogeo.com/aula-oriente-medio-agua-conflitos.html 

Acessado em : 05/05/2012

http://oriente-medio.zip.net/index.html 

Acessado em : 05/05/2012

 

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.