| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Segunda Revolução Industrial

Page history last edited by Luisa 11 years, 11 months ago

SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL :

 

 

No desenrolar da Revolução Industrial percebemos que a necessidade crescente por novas tecnologias se tornou uma demanda comum a qualquer nação ou dono de indústria que quisesse ampliar seus lucros. Com isso, o modelo industrial sofreu muitas mudanças e aprimoramentos que marcaram essa busca constante por novidades. Com isso, podemos observar que, a partir de 1870, uma nova onda tecnológica sedimentou a chamada Segunda Revolução Industrial.  

  

Com o desenvolvimento efetivo da atividade industrial em diversas partes do mundo, os donos dos meios de produção e capitais começaram a direcionar recursos financeiros para o desvendamento e criação de novas tecnologias como o emprego da energia elétrica, o uso do motor à explosão, os corantes sintéticos e a invenção do telégrafo, todos com intuito de dinamizar e acelerar a produtividade e automaticamente os percentuais de lucros. Os vários cientistas daquela época passaram a se debruçar na elaboração de teorias e máquinas capazes de reduzir os custos e o tempo de fabricação de produtos que pudessem ser consumidos em escalas cada vez maiores.

 

O período que mais marcou os avanços tecnológicos foi entre o final do século XIX até meados do século XX, quando o mundo vivenciou uma série de avanços na tecnologia, medicina entre outros. Os fatos de maior destaque, assim com na Primeira Revolução Industrial, foi em relação a inventos e descobertas, dessa vez o que impulsionou foi, sem dúvida, o petróleo, o motor a combustão, utilização do aço e o uso da força das águas na geração de energia elétrica, com a criação das usinas hidrelétricas. 

O conjunto de novidades tecnológicas favoreceu uma flexibilização produtiva na atividade industrial, posicionando países que lideram o processo de industrialização como algumas nações européias, além dos Estados Unidos e Japão que ingressaram na Segunda Revolução Industrial.

A Segunda Revolução Industrial focalizou a produção no seguimento de indústrias de grande porte (siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas, automobilísticas, transporte ferroviário e naval). Essa etapa da indústria mundial produziu profundas modificações no contexto do espaço geográfico no qual essa revolução foi desenvolvida. 


As revoluções industriais são processos que estão ligados diretamente aos avanços tecnológicos que determinam o sucesso de cada uma delas. 

 

 

 

 

fonte de pesquisa : 06/05 http://www.brasilescola.com/historiag/segunda-revolucao-industrial.htm

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/segunda-revolucao-industrial.htm

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.