| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Serra do Navio (AP)

Page history last edited by Reinaldo 11 years, 11 months ago

Criada em 1992 para abrigar os trabalhadores da Indústria e Comércio de Minérios(ICOMI), a Serra do Navio foi construida para ser auto-sustentável. Com a intensa exploração do manganês, a reserva se esgotou e a fábrica foi fechada.

Nos dias de hoje, a cidade está se reconstruindo com ajuda do Poder Público e conta com belezas naturais escondidas pela Mata Atlântica. Serra do Navio fica a 217 quilômetros da capital Macapá. A cidade possui três comunidades: Água Branca, Arrependido do Amapari, Cachaço do Amapari.

Sua infra-estrutura lembra uma pequena cidade do sul do país. Sua fauna é bastante rica. É o único lugar no país que possui uma espécie rara de beija-flor: o brilho de fogo.

 

História do Local

No dia 1º de maio de 1992, o município da Serra do Navio foi criado por meio da lei nº 007/92 com o intuito de abrigar os familiares e trabalhadores da ICOMI, que extrairia o manganês amapaense por 50 anos (até 2003). Mas as reservas se esgotaram e a ICOMI deixou a Serra do Navio. 
Comandada pela empresa, a Vila sempre foi autossuficiente, provendo aos moradores tudo o que precisassem, sem a necessidade de se locomover até a capital. O modelo implantado no local era de estilo norte-americano, com casas térreas, longos jardins; seguindo um padrão de organização e crescimento invejável a qualquer cidade grande. 

Um exemplo do crescimento esteve na área de saúde. Muitas das técnicas médicas e cirurgias realizadas na Serra do Navio eram avançadas para o momento, e que nem as grandes cidades realizavam, ou realizam até hoje. 
 Após 1992, a Prefeitura tomou conta da cidade e passou por um processo de dificuldades, pois foi difícil manter o padrão da ICOMI na região. Aos poucos, o Poder Público está se recompondo e fortalecendo a Serra do Navio, principalmente com investimentos na área de turismo.

 

 

 

Aspectos Gerais da Região

• Localização: o município localiza-se na parte centro noroeste do Estado do Amapá.

• Área:
 a área do município de Serra do Navio é de 7.791,3.

• Limites: limita-se com os municípios de: Calçoene, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Ferreira Gomes e Pracuúba.

 

•Divisões fisiográficas: a flora desse município é representada por uma densa floresta, rica em essências de alto valor econômico, porém ainda inexploradas. Apresenta um relevo ondulado e montanhoso, contendo grande potencial mineral.

 

• Hidrografia: o município de Serra do Navio é banhado pelos rios Cassiporé, Amapari e Araguari.

 

• Precipitação: as chuvas ocorrem – como acontece de modo geral em todo o Estado – nos meses de dezembro a agosto, não chegando a atingir 3.000mm. A estação das secas principia no mês de setembro e vai até meados de dezembro, quando se registram temperaturas mais altas.

 

• Economia: na agricultura destacam-se a cultura de mandioca, arroz, milho e etc. Revela no setor secundário, algumas serrarias e padarias. No setor terciário possui pequenos comércios e supermercados, além dos serviços de hotel, cartório de registro civil, etc. O salário dos funcionários do município e ex-funcionários da ICOMI, contribuem para a circulação de renda na cidade.

 


 

 

Referências bibliográficas

<http://www.amapadigital.net/serra.php> acessado em 27/04/2012

<http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/amapa/serra-do-navio/> acessado em 27/04/2012    

<http://www.webventure.com.br/destinoaventura/ap/serradonavio> acessado em 27/04/2012 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.