| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Sistema Econômico Capitalista

Page history last edited by Luisa 11 years, 11 months ago

SISTEMA ECONÔMICO CAPITALISTA

 


O mundo contemporâneo é regido pelo capitalismo, que é um sistema econômico e social que se desenvolve através dos meios de produção privados, pelo trabalho assalariado e, principalmente, pela acumulação de capitais, que é oriunda dos lucros. 

O capitalismo teve início na Europa após a extinção do sistema feudal, e pouco depois se dispersou pelo mundo. O sistema ganhou classificações herdadas pelo passado histórico que o sistema atravessou, intitulado Capitalismo Comercial, esse vigorou entre os séculos XV e XVI, o Capitalismo Industrial teve início no final do século XVIII ate o inicio do século XX. O Capitalismo financeiro tem se transformado desde a Revolução Industrial até os dias atuais, o sistema era restrito a uma parte da Europa e Estados Unidos. 
Esse período ficou marcado pela prática do monopólio (uma única empresa dominando todo mercado). Além disso, eram realizados os oligopólios, que correspondem à união de algumas empresas retendo nas mãos o controle dos preços e de matéria-prima, dessa forma impediam o desenvolvimento de outras empresas, garantindo uma hegemonia no mercado. 

Nesse mesmo período ficou bastante difundida a junção de grandes empreendimentos e conciliamento entre a indústria e o capital bancário, emergindo assim o capital financeiro. Com o agrupamento de grandes empresas houve um grande crescimento que propiciou o surgimento das empresas multinacionais, que hoje ganhou a denominação transnacional, essas têm suas atuações nos mais diversos pontos do mundo.

Nesse contexto, podem-se destacar as imensas empresas petrolíferas, como Exxon e Texaco, no ramo de informática a IBM e a Microsoft, e também a grande empresa de materiais esportivos Nike. O contexto desencadeou o surgimento de várias outras que atuam fortemente até os dias de hoje. 

O conjunto de atividades das empresas multinacionais reflete a globalização dos meios de produção, da produção e do capital, que resultou em grande fluxo das relações comerciais em nível planetário, o mesmo aconteceu nas comunicações.

 

AS CARACTERÍSTICAS DA ECONOMIA CAPITALISTA

 

A Economia Capitalista possui algumas particularizações que lhe são próprias, e reúne também características do trabalho preconizado, podendo ser o trabalho artesanal, manufaturado ou industrial. As principais características clássicas da Economia Capitalista são:

A Propriedade Privada: Essa tem por base o sistema produtivo que está vinculado à propriedade individual.

 

O LUCRO: Esse é procedente do resultado da acumulação de capital, e é o principal objetivo capitalista, é o lucro que é à base dessa economia.
Economia de Mercado: É uma iniciativa de regulação do mercado, que praticamente não sofre intervenção do estado. É um processo caracterizado pela oferta e procura que irá regular os preços e os estoques das mercadorias, portanto, o estado só irá intervir nesse processo em casos complicados e também na introdução de medidas que irão garantir a instabilidade econômica.

 

DIVISÃO DE CLASSES: É um assunto muito polêmico dessa economia, pois trata da distinção entre duas classes sociais. De um lado está à classe da minoria que é conhecida como Capitalistas ou Donos dos meios de produção e de capitais, e do outro lado está a classe da grande maioria da população que é conhecida como Proletariado, que é a população que recebe um salário em troca da venda de sua força de trabalho. E a partir daí, que surge a divisão de classes, pois nem sempre o Capitalista proporciona uma remuneração que seja suficiente para suprir as necessidades básicas desses trabalhadores. A partir desse processo que os Capitalistas adquirem a mais-valia, que é correspondente aos lucros, originados do trabalho da classe do Proletariado.

 

 

FONTE DE PESQUISA : http://www.brasilescola.com/geografia/capitalismo-financeiro.htm 02/05

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.