| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Violência étnica

Page history last edited by mateus 11 years, 11 months ago

VIOLÊNCIA ÉTNICA NO MUNDO

 

Os conflitos étnicos estão se tornando cada vez mais frequentes e intensos, dados mostram que aproximadamente 50 países tem algum tipo de conflito desse tipo,a maioria ocorre com violências, homicídios, incêndios e destruição de propriedades. Quase sempre essas revoltas tem intervenção das polícias do Estado, tanto para reprimi-las ou dar-lhes suporte.

Eventos dessa natureza ocorreram no Sri Lanka, na Malásia, na índia, no Zaire, na Guiana e na Nigéria. Assassinatos em massa de civis pelas Forças Armadas ocorreram em Uganda e na Guatemala, e um grande número de baixas entre a população civil foi registrado na Indonésia, Paquistão, índia, Sri Lanka e Ruanda.

 

Alguns grupos étnicos tem objetivos separatistas que colocam em risco as unidades políticas do país, esses objetivos incitam à invasão de países (por exemplo, a invasão da Etiópia pelos somalianos) ou à intervenção armada, como a do Sri Lanka pela índia, em 1987. Além disso, o conflito étnico frequentemente induz ao deslocamento em massa de populações, muitas delas levadas para campos de refugiados nos países vizinhos, como aconteceu na África, no Oriente Médio, Sri Lanka e outros lugares. Finalmente, não se deve esquecer a expulsão em massa de populações, como a que ocorreu com os asiáticos em Uganda na década de 70.

 

Essas violência é incentiva pelo trafico de armas, o que não apenas auxilia esses grupos contra as forças armadas do Estado, mas também permite aos cidadãos empregarem armas letais nas suas lutas internas.

 

VIOLÊNCIA ÉTNICA NO BRASIL

 

A sociedade brasileira é formada por diferentes grupos étnico-raciais que tornam o país, em termos culturais, um dos mais ricos do mundo. Entretanto, sua história é marcada por desigualdades e discriminações, especificamente contra negros e indígenas, que impedem o seu desenvolvimento econômico, político e social.

 

A UNESCO, desde sua fundação, declara que mostrando como a contribuição dos diversos povos para a construção da civilização, seria um meio de favorecer a compreensão sobre a origem dos conflitos, do preconceito, da discriminação e da segregação raciais que acabam com o mundo. Por meio dessa concepção, a UNESCO no Brasil vem contribuindo com diversas solicitações ao governo, à sociedade civil organizada e à academia, na elaboração e no desenvolvimento de ações que possam efetivar o respeito às diferenças e promover a luta contra as distintas formas de discriminação, entre elas, a étnico-racial.

 

VIOLÊNCIA ÉTNICA NA ÁFRICA

 

A África é um dos continentes com maior índices de violência étnica do planeta, veja, por exemplo, essa notícia do dia 07 de março de 2012:

 

A violência étnica numa região do "cinturão intermediário" da Nigéria deixou 16 mortos e 20 feridos, disseram as autoridades, Terça-feira. 

O incidente aconteceu por causa da invasão duma aldeia no Estado de Benue por pastores da etnia fulani, na noite de Domingo.

"A polícia foi enviada para manter a paz... não há mais confrontos", disse Ejike Alaribe, porta-voz do governo estadual.

A violência fundiária é comum na Nigéria, onde a maioria dos 160 milhões de habitantes vive da agricultura de subsistência, nas regiões com poucos recursos para a arbitragem de disputas.

O "cinturão intermediário", na confluência das áreas habitadas na Nigéria por cristãos (ao sul) e muçulmanos (ao norte), é particularmente volátil.

No final de Dezembro, confrontos entre grupos étnicos rivais no Estado de Ebonyi, no leste da Nigéria, mataram pelo menos 50 pessoas.

Os incidentes desse tipo causam centenas de mortes por ano no país, mas raramente transformam-se num conflito prolongado.

 

Esses conflitos acontecem desde dos séculos XX, quando as potencias europeias delimitaram áreas no continente para serem suas colonias, depois de terem perdido as na América nos séculos XVIII e XIX, isso causou rebuliço nas tribos que ficaram no mesmo país, muitas vezes tribos rivais, que culminaram em diversos conflitos que acontecem até hoje.

 

 

 

                                

 

<http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_34/rbcs34_01.htm> Acesso: 05/05/2012

<http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/special-themes/ethnic-and-racial-relations-in-brazil/> Acesso: 05/05/2012

<http://www.verdade.co.mz/africa/25560-violencia-etnica-mata-16-pessoas-na-nigeria> Acesso: 06/05/2012

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.