| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Violência Urbana

Page history last edited by mateus 11 years, 10 months ago

A violência social que ocorre no Brasil e se expressa em índices de grandes magnitudes, maiores até do que as observadas em países em situação de guerra. As taxas de mortes por causas violentas nos principais centros urbanos brasileiros estão entre as mais altas do continente americano, mostrando um crescimento iniciado nos anos 1980. Dados do Ministério da Saúde informam que o Brasil passou de 59 mortes por causa de acidentes e violência por 100 mil habitantes na década de 1980, para 72,5 em 2002.

 

Países da Europa Ocidental têm taxas inferiores a 3 mortes intencionais por 100 mil habitantes e os Estados Unidos encontram-se na faixa de 5 a 6 mortes por 100 mil habitantesVários estudos no país têm mostrado que a violência afeta a população de modo desigual, gerando riscos diferenciados em função de gênero, raça/cor, idade e espaço social.As taxas de mortes violentas só refletem a ponta de um enorme iceberg em que a quantidades dos eventos não letais é ainda muito maior, sem contar casos não registrados.

 

Apesar de ser um fenômeno visivelmente maior nas áreas urbanas com a maior população, acumulando cerca de 75% do total das mortes, estudos recentes revelaram um outro processo que se desenvolveu na sua dinâmica, ao qual alguns pesquisadores denominam interiorização da violência. Esta acontece, entre outras causas, do percurso do tráfico de drogas em municípios do interior de vários Estados brasileiros, alguns dos quais produzindo-as e outros atuando como corredor para o seu transporte

 

Levantamento da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, revela que Vitória foi a capital brasileira que registrou maior número de homicídios dolosos por habitante, foram 63,2 mortes para cada 100 mil pessoas. Porto Velho, em Rondônia, ficou com a segunda colocação: 58,7 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes. São Paulo é a quarta do ranking.

 

No ranking dos assassinatos, Recife ficou com o terceiro lugar (49,6) em 2001. O Rio é a quinta capital, com 35,6 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes no ano passado. Os números de Vitória impressionam. Em 1999, 288 pessoas foram assassinadas, o equivalente a 106,4 mortes para cada 100 mil habitantes. Esse foi o maior índice já registrado nos últimos anos no País. Em 2001, os assassinatos caíram, mas continuaram em números surpreendentes. No caso de Porto Velho, foram registradas 535 mortes em três anos, com variação dos índices entre 51,7 e 58,7 assassinatos para cada 100 mil pessoas.

 

Um dos principais fatores da violência urbana é o crescimento desordenado das cidades devido ao êxodo rural, a infraestrutura das cidades não consegue acompanhar o crescimento da população ocasionando em diversos problemas sociais, como a marginalização dos mais pobres e criação de favelas.

 

 

 A violência cada vez mais presente no dia-a-dia das grandes cidades

 

 

                                              

 

<http://redalyc.uaemex.mx/pdf/630/63013510011.pdf> Acesso: 02/05/2012

<http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_noticias/cbn/id120702.htm> Acesso: 03/05/2012

<http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/violencia-urbana-no-brasil.htm> Acesso: 04/05/2012

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.